terça-feira, 8 de setembro de 2015

Quais são os melhores métodos para estudar eficazmente?


Com as férias mesmo a acabar e as aulas aí a baterem à porta, já se ouve os pais com o sermão do costume: "É para passares!" "É para tirar boas notas!", etc, etc.
Bem, eu confesso que até ao fim do meu secundário sempre fui uma boa aluna e como? Uhm, não queiram fazer como eu, porque correu mal. Eu nunca estudava, não precisava (achava eu!) e tirava nos testes 14 ou 15 valores e eu achava aquilo uma maravilha... Não eram notas maravilhosas, mas para quem não estudava, era uma alegria. Tudo muito bem até entrar na Universidade! O primeiro ano foi para morrer. Estudava pouquíssimo, pensava que tinha tudo controlado e depois acontecia literalmente isto: morria na praia, como se diz!
Foi super difícil. Tentava estudar, mas ao fim de 5 minutos já me aborrecia ou distraia-me com qualquer coisa, nem que fosse com uma mosca. E isto porque? Porque nunca estudei, logo não adquiri hábitos de estudo e o meu cérebro não estava preparado para armazenar tanta coisa, em tão pouco tempo.
E por isso, pela minha experiência queria deixar aqui algumas dicas que, cientificamente, são mais eficazes para o nosso estudo.
Segundo os cientistas especialistas na matéria, os jovens têm tendência a ter métodos de estudos de baixa utilidade. Ou seja, tudo o que seja sublinhar, resumir, visualizar imagens ou reler conteúdos é para esquecer! Sim, também achei estranho, porque é provavelmente os métodos mais utilizados em todo o mundo, mas se eles o dizem...
Segundo os seus estudos, os métodos realmente mais eficazes são: a interrogação (Como? Porquê? O quê?), a explicação por palavras tuas e em voz alta, estudo intercalado (não estudar a mesma matéria ou disciplina durante muito tempo seguido. O ideal é estares sempre a trocar de matéria, pois assim torna-se menos cansativo e consequentemente mais produtivo), por último, e a que os cientistas consideram mais eficaz, é a realização de todos os testes e exercícios sobre a matéria a estudar.

Atenção!: Este caso de estudo não é válido para os 100% de estudantes do mundo, e funciona melhor para uns do que para outros, mas o que é certo é que, em geral, direciona o estudo num caminho mais positivo.

Boa sorte para este novo ano lectivo,
lycaat

1 comentário:

  1. Obrigado pela força, e sim claro que temos que dar ânimo umas às outras por isso conta comigo nesta caminhada!

    Em relanção ao teu post a mim aconteceu-me exactamente a mesma coisa q a ti, nunca tive métodos de estudo correctos depois cheguei à faculdade e tumbas, um balde de água fria!

    vou seguir o blog de perto! beijinho :)

    ResponderEliminar